Primeiramente o tipo de alimento “foco” que será preparado no equipamento.

Caso a venda esteja focada em alimentos mais delicados como ovos, bacon, panquecas e tapiocas, as chapas com espessuras mais finas são mais interessantes. Isso porque aquecem mais rapidamente e o alimento chega ao ponto ideal com pouco cozimento.

tipos de alimentos preparados na chapa

Para alimentos com maior espessura e firmeza tais como carne (hambúrgueres, bifes etc.) que requerem períodos mais longos para o cozimento, as chapas com espessuras mais grossas são as ideias.

Isso porque mesmo levando mais tempo para aquecer, após aquecida, o calor e muito intenso e ficará retido por mais tempo, assim,  você terá um excelente resultado e produtividade.

Nesse caso, por exemplo, você poderá ter um hambúrguer mais suculento tendo em vista que a carne é selada mais rapidamente por fora, evitando a perda de umidade, e bem cozida por dentro.

tipos de alimentos preparados na chapa

As espessuras da chapa mais comuns de serem encontradas no mercado são:  6mm, 8mm, 10mm, 19mm e 25mm.

De acordo com a espessura e acabamento também vai variar o preço.

As chapas podem ser ainda elétricas ou a gás.

Ambas precisam de um pré-aquecimento, mas, as chapas a gás atingem a temperatura ideal de funcionamento mais rapidamente. Todas possuem regulagem de temperatura. Na versão a gás a chama é controlada manualmente (altura da chama), na chapa elétrica a temperatura é determinada no termostato.

As chapas elétricas possuem geralmente placas finas para compensar a velocidade de aquecimento reduzido.

Na versão a gás há uma distribuição de calor mais uniforme que nas elétricas porque geralmente possui mais de um queimador (dependendo do tamanho) distribuído em sua extensão.  Devido ao rápido aquecimento do gás, eles são adequados para placas mais grossas que levam mais tempo para aquecer.

No geral o equipamento a gás costuma ser mais vantajoso que o elétrico em relação ao custo operacional porque a eletricidade costuma ser mais cara. Porém, muitas vezes a definição se da pela disponibilidade de pontos de abastecimento no local (eletricidade ou gás).

Outro aspecto fundamental a ser considerado é o tamanho da chapa. Ele deve ser ideal para atender o horário de pico. O interessante na hora da escolha é projetar a quantidade de alimentos que cabem na mesma e o tempo para o preparo, assim, você terá um equipamento parceiro na sua cozinha.

A chapa para lanches é um equipamento prático e com uma eficiência incrível.

Na hora de escolher a sua, fale com a MixCozinha.

Faremos uma análise completa do que você precisa para equipar o seu estabelecimento da melhor maneira.

Chapas de várias espessuras, marcas e tamanhos.

CLIQUE AQUI e compre já a sua chapa!