O que é Sous vide:

Sous vide consiste numa técnica de cozinhar alimentos embalados a vácuo na água com uma temperatura controlada. Este é um termo em francês e significa "sob vácuo".

Uma das principais diferenças entre o método sous vide para o tradicional está no fato do alimento não precisar estar exposto ao fogo ou em altas temperaturas para ser preparado.

Diversos alimentos podem ser cozinhados a partir deste método, incluindo carnes (bovinos, aves e peixes) e vegetais. Com o sous vide a comida fica cozida de modo uniforme, mantendo toda a qualidade do produto e evitando desperdícios. 

Para o uso desta técnica, em primeiro lugar, o alimento precisa ser selado a vácuo, fazendo com que todo o ar do interior da embalagem seja retirado. Depois, deverá ser submerso na água, que é mantida a uma temperatura constante até o termino da cozedura do alimento.

Normalmente, a temperatura da água varia entre os 40°C e 70°C, fazendo com que o tempo de preparo seja superior ao do método tradicional, variando de 2 horas a 24 horas, por exemplo.

O sous vide surgiu na gastronomia durante a década de 1970, sendo aplicado em diversos restaurantes renomados ao redor do mundo durante anos. No final da primeira década do século XXI, este método de preparação alimentar começou a se popularizar, principalmente como uma técnica típica da gastronomia molecular. 

Existem equipamentos domésticos que facilitam a aplicação desta técnica, usando máquinas a vácuo para embalar os alimentos e panelas monitoradas com termômetros para manter a água numa temperatura estável.