Filé sendo grelhado no char broiler

Como você já deve ter percebido, existem diversos aparelhos e utensílios para cozinhar, grelhar, fritar, assar, entre outros processos culinários.

Esses utensílios de cozinha se diferenciam bastante quando comparamos os de uso residencial e profissional. Um exemplo são os itens para grelhar a comida em restaurantes. Afinal, tanto a chapa, o char broiler e a churrasqueira podem servir para este fim.

Mas qual a diferença entre chapa, char broiler e churrasqueira?

Chapa

A chapa é um dos elementos essenciais em lanchonetes, restaurantes e food trucks. Ela pode ser utilizada para fritar alimentos — como ovos e bacon —, grelhar as carnes ou mesmo dar aquela selada na carne para que ela não passe do ponto.

A chapa normalmente é lisa e grande, o que é uma vantagem e tanto, pois permite que vários lanches sejam preparados de uma só vez, garantindo agilidade e produtividade ao profissional na cozinha da sua hamburgueria.

Além disso, por ser lisa, sua limpeza pode ser feita de maneira fácil. Apesar de normalmente serem a gás, as chapas também podem ser encontradas em modelos elétricos.

Churrasqueira

Hoje em dia, é possível encontrar diversos modelos de churrasqueira. Algumas churrasqueiras são abastecidas com carvão ou lenha, outras a gás e há também as elétricas. Mas que influência isso tem sobre a churrasqueira?

As que utilizam lenha ou carvão têm a vantagem de defumar a carne, deixando-a muito mais saborosa. Porém, ela exige um ritual para fazer o fogo — o que pode demorar bastante —, emite muita fumaça e pode ser perigosa.

Os modelos que utilizam gás são considerados mais ecológicos e conseguem preparar a carne até 45 minutos mais rápido do que a churrasqueira com carvão ou lenha. São também mais seguras e é possível regular a potência do fogo nos queimadores.

Contudo, é preciso ter cuidado com esse tipo de churrasqueira em lugares fechados, seguindo todos os procedimentos contra vazamentos de gás.

Já as churrasqueiras elétricas têm a enorme vantagem de não precisarem de uma saída de ar, pois não emitem muita fumaça. Porém, é preciso atentar-se à potência do equipamento na hora de comprar: quanto maior a potência, melhor ela grelhará a carne.

Char broiler

O char broiler é um equipamento bem parecido com a churrasqueira elétrica. Porém, apesar da sua semelhança com a churrasqueira, o char broiler tem a vantagem de não emitir muita fumaça, ser muito fácil de limpar e ser compacto, o que o torna perfeito para ambientes pequenos e fechados.

Muitos modelos de char broiler contam ainda com uma gaveta para colocar água. A gordura que sai da carne escorre para o fundo dessa gaveta onde ocorre um processo que defuma a carne, deixando-a com um sabor igual ao das carnes preparadas em churrasqueiras a carvão ou lenha.

Outro benefício do char broiler, quando comparado à churrasqueira, é que o primeiro permite um controle muito maior sobre a temperatura utilizada, uma vez que as grelhas apresentam uma espécie de termômetro que permite ajustar mais precisamente a temperatura no interior do aparelho.

A diferença entre chapa, char broiler e churrasqueira

Mas, afinal, qual a diferença entre chapa, char broiler e churrasqueira? A verdade é que esses utensílios funcionam de forma semelhante, mas garantem um resultado bem diferente. Vamos tomar um hambúrguer como exemplo para entendermos melhor.

Ao preparar um hambúrguer na chapa, você obterá um resultado bem similar ao que teria preparando-o numa frigideira. E como a chapa é bem maior, você pode preparar vários hambúrgueres de uma só vez.

Já ao preparar o mesmo hambúrguer numa churrasqueira você obterá uma carne defumada, com mais sabor devido à fumaça. Porém, deverá preparar um hambúrguer mais alto — não aquele fininho feito na chapa.

Com o char broiler você terá um hambúrguer semelhante ao preparado na churrasqueira, mas provavelmente ele será feito mais rapidamente.

Ou seja, a chapa é, em geral, indispensável em uma hamburgueria. A escolha fica entre o char broiler e a churrasqueira, sendo que o primeiro é muito mais viável para ambientes internos.

A Mix Cozinha tem uma linha completa de equipamentos para atender à demanda do seu negócio!

Conheça todos os medelos disponíveis de char broiler, clique aqui.

 

 

 

Adaptado Performpak.