Toda vez que vamos comprar um equipamento refrigerado, seja ele uma vitrine, um balcão, um expositor, uma geladeira e afins, é comum ouvirmos o vendedor perguntar ou afirmar:

O senhor prefere com ar forçado?

ou então:

Esse balcão possui duas placas frias!

ou ainda:

Essa vitrine é para bolo, a refrigeração é por evaporação!

Mas qual a diferença entre esses sistemas? Qual o melhor? A Mix Cozinha vai ajudar você a entender um pouco sobre cada um deles.

Refrigeração por Ar Forçado

Esse sistema possui uma ventoinha (ventilador) que força o gás proveniente do processo termodinâmico pra dentro do equipamento. A principal vantagem desse sistema está no aumento da capacidade de refrigerar o ambiente, e é geralmente instalado em sistemas comerciais leves, como conservadores de bebidas, ilhas de congelados, máquinas de gelo, adegas de vinhos, e em grandes estruturas frigoríficas, como em câmaras frias.

Refrigeração por Evaporação

É o processo natural da compressão de um gás, onde há um fluido refrigerante que absorve o calor no ambiente interno do evaporador e o libera no ambiente externo pelo condensador. O vapor frio sai por um tubo capilar, que cria uma resistência à circulação do fluido refrigerante e resfria o interior do ambiente. Geralmente são instalados em equipamento para refrigeração de confeitos como bolos e doces por não terem muito poder de resfriamento, e por isso são em sua maioria equipamentos mais baratos.

Refrigeração Estática

Geralmente citada como refrigeração por placa, onde são resfriadas por serpentinas em baixo das placas. Essas placas não tem grande poder de gerar frio, e são usadas em balcões expositores de bebidas. Sua vantagem é na realidade o baixo preço dos equipamentos que a comporta.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os tipos de refrigeração mais comuns nos equipamentos de cozinha, entre em contato com a gente, teremos o maior prazer em atendê-lo.