cozinha industrial é útil em diversos ramos de negócios, como restaurantes, pizzarias, cafeterias, pastelarias, buffets, bares, lanchonetes, sorveterias, açougues, supermercados, fábrica de industrializados e outros.

Toda estrutura é extremamente necessária para a correta produção e armazenamento dos produtos alimentícios, trabalhados em grandes quantidades e que precisam de um controle maior e relação à validade, manuseio e qualidade.

Cozinhas industriais podem ser instaladas em diferentes lugares, de acordo com a necessidade. O importante é seguir com requisitos como alvará ambiental, dos bombeiros e de funcionamento, caso necessário.

 como-montar-uma-cozinha-industrial

Projeto da cozinha industrial

A função de uma cozinha industrial é o preparo de alimentos de forma rápida e dinâmica, por isso, o ambiente de uma cozinha industrial deve proporcionar que as refeições sejam preparadas de forma a se produzir com

Higiene, funcionalidade, qualidade e produtividade - essas são as principais funções de uma cozinha industrial. O preparo dos alimentos precisa ocorrer de uma maneira rápida e dinâmica? Em grandes quantidades? Provavelmente uma cozinha industrial é um projeto adequado para você. 

Alguns passos importantes para o planejamento:

  1. Encontre empresas, engenheiros e arquitetos competentes e que tenham experiência em projetos de cozinhas industriais.
  2. Para planejar a cozinha industrial requer tempo, dedicação e orçamento.
  3. Os projetos podem ser desenvolvidos em ambientes que já contam com uma cozinha desatualizada ou um projeto novo.
  4. É necessário observar qual o fluxo de processos que serão realizados na cozinha industrial, qual a intensidade da clientela e qual o tipo de refeições. Com isso, projeta-se espaço, ambiente, equipamentos e todo restante necessário.

Segurança

A cozinha industrial é um local onde existem vários riscos relacionados à saúde e segurança do trabalho, por isso é necessário muito cuidado. Para que seja um ambiente seguro e funcional, deve ser projetada tomando os devidos cuidados:

  • Piso antiderrapante para evitar escorregões e realizar uma limpeza mais eficaz
  • Espaço de armazenagem de material de limpeza que fique distante dos alimentos
  • Sinalizadores de pisos molhados
  • Lâmpadas protegidas com globos

Equipamentos 

A escolha de bons equipamentos é a chave do sucesso. Equipamentos com longa durabilidade, qualidade e que cumprem o que prometem são essenciais para a produção em uma cozinha industrial. Por ser um investimento alto, é necessário muita pesquisa para encontrar as melhores opções em equipamentos para cozinha industrial e profissional.

Procura equipamentos de qualidade? Você encontra aqui!