Saber cozinhar ou ter vontade de empreender não é garantia de sucesso. O mercado de alimentação é atualmente um dos mais fortes da economia brasileira, porém também conta com grande concorrência.

Listamos abaixo recomendações e os pontos principais, levantados por especialistas, que devem ser considerados para abrir um restaurante:

 1. Ame servir

Não existe fórmula perfeita para o sucesso de um restaurante. Os problemas são diários, porém é importante ter foco e organização, para saber onde quer chegar. Há pressão psicológica e financeira e, por isso, o amor a profissão deve ser maior e resistir a todos os obstáculos.

 

2. Tenha um bom planejamento

Crie metas e planeje o futuro. Antever possíveis crises e riscos faz o restaurante estar um passo à frente de problemas, conseguindo contornar possíveis situações críticas.

 

3. Não se esqueça da gestão

Pensar no conjunto é obrigação: desde receber bem o cliente, oferecer degustação, agilidade no atendimento, administração de compras, custos, gerenciamento da equipe, questões de higiene e segurança no trabalho, e outros. Tudo demanda tempo e esforço, não priorize apenas uma área!

 

4. Construa uma relação de confiança

A confiança começa entre o próprio time de funcionários, que deve formar uma equipe que busca os mesmos objetivos, passando toda essa confiança e vontade aos clientes. Criar confiança, delegar responsabilidades, reconhecimento e recompensas tornam essa etapa mais fácil.

 

5. Pesquise bastante

Antes de iniciar seu negócio conheça muito bem o ramo em que pretende empreender. Pesquise sobre seu mercado, seu público, região, concorrentes é essencial para ter certeza de que este é o tipo de atendimento e comida que deseja oferecer.

 

6. Foque no gerenciamento das pessoas

Antes de abrir um restaurante, lembre-se que os horários e dias de funcionamento são diferentes da maioria dos comércios: enquanto outros descansam, comemoram com a família, durante noites e finais de semana, o restaurante estará aberto. Com isso, saber gerenciar pessoas, clientes, fornecedores e funcionários é importante.

 

7. Pense muito bem

O ideal é pensar muito bem sobre os prós e contras. Em praticamente todos os casos, existirão problemas com equipe, ponto, margem de lucro, inflação, por exemplo. Por isso, não deixe somente o emocional agir, pense muito bem sobre suas ações.

 

8. Tenha um diferencial

Qualidade do produto e bom atendimento são essenciais. Então, qual será seu foco, qual será seu diferencial? O que fará o público ter vontade de ir até seu restaurante? Decoração, música, iluminação, aroma, o que conta é a experiência!

 

9. Conheça a concorrência

Antes de abrir um restaurante, entenda como funciona o ramo, tenha experiências prévias. Visite seus concorrentes, saiba como trabalham, seus diferenciais, buscando boas referências.

 

10. Não se esqueça do marketing

Promover o restaurante é fundamental. Considere que, por ser novo, ninguém te conhece e, por isso, é preciso gerar conhecimento e vontade no público. Capriche no cardápio, faça cartões fidelidade, sorteios, atue nas redes sociais. Estes são exemplos de ações com boa aceitação!

  

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