Dicas para Buffet

Para quem vai montar um buffet, é preciso decidir qual a especialização de acordo com as características do público que deseja atingir.

Veja algumas delas:

- Buffet para festas infantis;
- Buffet especializado em festas teen;
- Buffet direcionado a formaturas, casamentos e recepções;
- Buffet focado em eventos para empresas;
- Buffet em casa;

 No segmento de festas infantis há uma grande tendência a buffets temáticos, que incorporam na estrutura uma decoração com temas do momento.

Atenção à localização. Ela deve ser de fácil acesso, boa visibilidade, espaço interno atrativo e estacionamento.

O espaço para montar um buffet é simples. A estrutura física mínima deve ser de 50m² de área construída, com copa, cozinha e banheiro. Atente-se principalmente a cozinha, pois nela serão feitos os produtos de seu novo negócio, ou seja, os pratos.

Leve em consideração o seu sistema:

- buffet
- empratado
- coquetel

Atente-se a quantidade de garçons para a festa. Lembre-se que no sistema "empratado" ele deve ser maior.

Atente-se a qualidade dos materiais adquiridos.

Lembre-se ainda que a qualidade dos alimentos, do tempero e um atendimento impecável faz toda a diferença.

Fique sempre atento as renovações das tendências gastronômicas.

O empratado é um serviço mais difícil. A equipe de cozinha e salão deve ser maior para que os pratos não cheguem frios e que todos os convidados sejam atendidos quase ao mesmo tempo.

A quantidade de comida calculada é menor que a do sistema buffet, já que os pratos são todos montados na cozinha e é possível calcular com mais precisão a quantidade necessária.

No sistema de Buffet é preciso atentar-se a qualidade dos equipamentos utilizados para a exposição dos alimentos, pois, como a comida fica disponibilizada por mais tempo o sistema de aquecimento ou refrigeração precisa ser eficiente para que a qualidade da comida não fique comprometida.