Antes de falar onde e como esse gás pode ser utilizado na cozinha industrial, vamos entender um pouco mais sobre o Ozônio.

O Ozônio é um gás natural e incolor, que está na atmosfera e é gerado pela ação de raios elétricos nos átomos de gás oxigênio. O ozônio é 100 vezes mais forte que o cloro e tem o poder de matar bactérias, vírus e fungos como nenhum outro elemento no planeta. É 100% natural e não contamina o ambiente. Por conta disso, o ozônio pode ser aplicado em diversas necessidades para descontaminar ou em outras palavras, tornar puro algo através de um processo absolutamente natural com zero de necessidade do uso de produtos químicos. A utilização do ozônio é adequada para aumentar a vida de produtos perecíveis em locais refrigerados, além disso, é econômico e tanto o custo operacional quanto o custo do investimento estão em níveis compatíveis com os lugares refrigerados. A aplicação do ozônio elimina o risco de deixar odores desagradáveis e traços antissépticos usados na preservação de alimentos, e ainda, aumenta a vida de produtos estocados.

Agora que sabemos um pouco sobre quem é o Ozônio, vamos ver como conseguir esse gás e onde podemos utilizar.

Para conseguir o tão nobre gás é necessário um aparelho gerador de Ozônio, a Mix Cozinha tem alguns modelos para atender às suas necessidades. Esses equipamentos tem a função de transformar o oxigênio em gás ozônio.

Então vamos ver alguns exemplos de utilização do Gás de Ozônio.

Eliminação de agrotóxicos e sanitização de alimentos através da água ozonizada 

Além de eliminar com maior eficiência os microrganismos presentes nas frutas, legumes e vegetais, o ozônio também diminui significativamente a ação dos agrotóxicos sem prejudicar as características próprias desses alimentos.O processo de sanitização e eliminação de agrotóxicos nos alimentos é realizado em poucos passos:

 

1. Realiza-se a ozonização da água com um sanitizador de alimentos

2. Retira-se as impurezas visíveis do alimento, como terra e partes envelhecidas.

3. Coloca-se submersos os alimentos diretamente na água ozonizada por determinado tempo.

4. Retira-se os alimentos já tratados e armazena-os adequadamente.

 

O tratamento com ozônio tem se tornado cada vez mais popular e seguro devido aos inúmeros testes realizados por especialistas. Vejamos alguns desses resultados do ozônio como descontaminador de frutas, verduras e legumes:

 

Maçã: Ao sanitizar maçãs com água ozonizada por 15 minutos, foi possível diminuir em média 73% diversos agrotóxicos encontrados nas frutas.

 

Couve: Já nos testes destas hortaliças, foi possível reduzir 53% a quantidade de agrotóxicos com 30 minutos de imersão em água ozonizada.

 

Alface: A redução da concentração de agrotóxicos nas folhas de alface pode chegar a 58% com somente 10 minutos de imersão.

 

Tomate cereja e morango: 10 minutos também foram suficientes para reduzir a ação dos agrotóxicos em cerca de 40% dos resíduos em tomates cerejas e morangos.

 

 

Assepsia e supressão de odores

Distribuidores, armazéns de estocagem e lojas refrigeradas de vendas podem ser higienizadas e desinfectadas por meio de ar ozonizado. O processo de desinfecção remove odores desagradáveis encontrados em materiais de embalagens, assim, mantendo o aroma e sabor original dos produtos. Além disso, a oxidação de compostos geradores de cheiro em tais locais resulta em uma atmosfera agradável, parecendo o ar fresco das montanhas. Tudo isso ocorre com uma concentração extremamente baixa de ozônio, sendo 0,01 a 0,04 ppm. Ademais, também é comprovado que o ozônio, mesmo em pequenas quantidades, pode eliminar a fumaça e o cheiro de cigarro, odores de suor, entre outros.

 

Desta forma, concluímos que o ozônio é uma excelente opção para quem deseja sanitizar e preservar os alimentos, além disso, é um ótimo método de purificação de ambientes e luta contra odores.

 

E você, como tem tratado os alimentos antes do consumo?

 

Entre em contato conosco e solicite já o orçamento do seu equipamento gerador de Ozônio.

 

Adaptado Allkit